História

Fundado a 10 de julho de 1947 por um grupo de Arrudenses, o Clube Recreativo Desportivo Arrudense – CRDA -  tem vindo a promover a prática desportiva e os princípios de vida saudável, o desenvolvimento cultural dos seus associados e a promoção de diversas atividades de natureza recreativa, tendo, ao longo dos seus 70 anos de existência ajudado a formar melhores cidadãos, fomentando o gosto e o orgulho pela terra que lhe deu o nome.

Na prática desportiva, ao longo de vários anos, o CRDA orgulhou-se de ter no seu seio diversos campeões nacionais na modalidade de Ténis de Mesa. Mais recentemente, o Atletismo alcançou igualmente notoriedade, destacando-se entre outras uma brilhante participação no Troféu Ibérico e Campeonato de Portugal de 10.000 metros em 2014, onde participou com 8 atletas (M/F), número só suplantado pelo Sport Lisboa e Benfica (com 9), entre 41 coletividades representativas de todas a regiões de Portugal. A prática de Artes Marciais deu ao CRDA, também em 2014, um 1.º e um 3.º lugar num campeonato Internacional de Artes marciais onde participou e que teve lugar na Califórnia (EUA).

Estas breves notas, que omitem outras referencias a modalidades como o Futebol ou o Basquetebol, revelam apenas o êxito competitivo de alguns dos milhares de jovens atletas que cresceram e fizeram crescer o CRDA.

A importância social, cultural e recreativa do Clube revela-se igualmente em atividades tão variadas como a Dança (Zumba, MTV Dance e Contemporâneo) ou a Prática Física (Pilates, Fitness, Ballet Fitness/Stretching, Karaté e Kenpo) e Cultural (Marchas Populares, Presépio Vivo, Cantares das Janeiras, Representação no Mercado Oitocentista, Corso e festividades de Carnaval, etc).

A História conta-nos ainda o papel que o atual salão do C.R.D.A. desempenhou como aquele que ainda hoje é recordado com saudade como o "cinema" de Arruda dos Vinhos, memória que hoje revivemos com eventos cinematográficos promovidos no concelho, no mesmo espaço.

O CRDA adquiriu assim um estatuto de elevada responsabilidade social que o torna hoje na mais relevante coletividade com fins não lucrativos do concelho de Arruda dos Vinhos.

 

Um website emjogo.pt